Qual a melhor escola de surf para mim?

Quero começar a surfar, mas como sei qual é a escola certa para mim? A resposta rápida seria dizer a DUDE, a nossa escola 😉, mas neste artigo vamos tentar ser imparciais e deixar-te três critérios para teres em consideração no momento da escolha.

 

Segurança

Ainda em casa, podes fazer uma pequena pesquisa para perceberes se a escola está registada, tanto na Federação Portuguesa de Surf, como no Turismo de Portugal. Podes também entrar em contacto com a escola para validar o seu registo na câmara (no nosso caso estamos registados na Câmara Municipal da Figueira da Foz) e questionar sobre a apólice de seguro.

Apesar de obrigatórios, algumas escolas ignoram este tipo de registo e certificações. Ao escolheres uma escola que cumpra estes requisitos, garantes que vais ter instrutores certificados, um ensino de qualidade e o apoio de um seguro, caso alguma coisa corra menos bem.

Outro motivo que te vai trazer muita segurança é a formação dos técnicos da escola. O IPDJ define 4 níveis de treinador, sendo o grau 1 obrigatório para lecionar uma aula de surf de iniciação e indo até ao grau 4, onde se enquadram os treinadores de atletas de elite. A legislação sobre os diretores técnicos das escolas está em processo de mudança, prevendo-se num futuro próximo a obrigatoriedade de os mesmos terem, pelo menos, o grau 2 de treinador. Para além da formação obrigatória, a formação académica na área do desporto enriquece muito o conhecimento dos treinadores. O Iúri, o diretor técnico da DUDE, é licenciado em Desporto e Bem Estar, pela ESECS de Leiria e tem um Pós Graduação em Surf, pela FMH, em Lisboa. Para além disso ele é 1 dos 80 treinadores em Portugal com o grau 2 de treinador de surf.

 

Material

Já na escola, observa o material que têm disponível para as aulas. Garante não só que têm quantidade suficiente para cada aluno ir com uma prancha para a água, como que têm uma diversidade de pranchas que permita a tua evolução ao longo de várias aulas. É normal que o material apresente sinais de uso, mas garante que está em boas condições: um fato roto vai deixar entrar água e vais passar frio 🥶.

Para além da quantidade e qualidade do material, não te inibas de questionar como é limpo entre utilizações. Caso tenhas o teu material, questiona também sobre a possibilidade de o utilizar e quais as condições para tal.

 

Pessoas e vibe

Por último, antes de marcares a tua aula, passa na escola, fala com quem lá trabalha, senta-te na areia e vê como lecionam as aulas. Vê se te identificas com a metodologia que utilizam para dar as aulas e se gostas da “vibe” da escola. Tão importante como as questões de segurança ou o material que a escola utiliza é a forma como te tratam e como tu te sentes no ambiente da escola 🙂

 

Estás pronto para começar as tuas aulas de surf? Caso tenhas ficado com alguma dúvida, podes falar connosco no facebook  ou instagram!

🏄🏻‍♀️🏄