Dude, a nova escola de surf da Figueira da Foz

A Dude é uma escola de surf da praia do Cabedelo, na Figueira da Foz. Temos uma equipa jovem, simpática, com muita formação e experiência a surfar. Queremos partilhar o que sabemos, ensinar-te a surfar e passar bons momentos no mar.
Jipe da Dude Surf School

Sobre nós: a melhor praia, os melhores alunos, as aulas mais divertidas.

A costa portuguesa tem das melhores ondas da Europa e a Figueira da Foz está no top das melhores ondas nacionais. A praia do Cabedelo é a praia com ondas mais consistentes do distrito de Coimbra e, talvez, da região Centro de Portugal. Com estas condições, foi fácil escolher o sítio para montar a Dude, em 2020.

Temos como missão divulgar o surf não só na sua componente de actividade física, como na sua componente de contacto com a natureza. Queremos ser uma escola sustentável, que respeite a natureza e tudo o que ela nos proporciona.

Acreditamos que o Surf deve ser para todos, desde crianças a adultos, passando por pessoas com limitações físicas. Temos parcerias com escolas e associações, de forma a levar o surf a mais gente. Damos aulas tanto a quem nunca viu o mar, como a quem vive ao lado dele e se quer sentir mais à vontade.

Nas nossas aulas a palavra “segurança” é chave. Nunca colocamos muitos alunos para um só treinador (máximo 5), para que ele consiga acompanhar cada um. Ensinamos e reforçamos regras de segurança tanto na praia, como dentro de água (leitura de mar, cuidados a ter com agueiros, métodos de proteção em caso de queda, distâncias de segurança entre pranchas…).

Diferenciamos cada aula de acordo com o nível dos alunos, de forma a cada um poder traçar a sua jornada no surf, ao seu ritmo. Alunos que estão a iniciar a prática têm aulas nas espumas para ganharem confiança, enquanto alunos mais avançados vão para as ondas verdes aperfeiçoar a sua técnica.

Na nossa equipa contamos com instrutores muito qualificados, com muitos anos de experiência no ensino de surf. Grande parte dos treinadores tem o curso de Nadador Salvador, para uma segurança extra no momento de entrar dentro de água.

Falamos, ouvimos e rimo-nos com os nossos Alunos. Sem vocês nada disto fazia sentido.

Fato de Surf da Escola Dude
Aluna da Escola Dude Surf School
Iúri Tomás Diretor Técnico

Iúri Tomás

Diretor Técnico, Treinador Grau II

O nosso diretor técnico é o Iúri. Filho de António Tomás (um grande surfista nacional das décadas de 80 e 90) desde cedo começou a surfar, tendo se federado pela primeira vez em 2002.

Desde 2006 que é Nadador Salvador Certificado e, em 2010, licenciou-se em Desporto e Bem Estar, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria. Mais tarde, em 2012, terminou a Pós Graduação em Surf, na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. Tem trabalhado como diretor técnico e treinador de surf desde 2013, dedicando-se agora a 100% ao projeto da Dude.

O Iúri é treinador de grau II e gosta de dar aulas e partilhar as suas manobras com quem está ainda a aprender. Quando não está a surfar, está a ver o John John Florence ou o Gabriel Medina dominarem as etapas da WSL.