À medida que vais tendo aulas de surf e o teu nível vai evoluindo de iniciado para intermédio, começas a interessar-te mais pelo material de surf e ponderas comprar o teu próprio fato e prancha. Este processo é normal e nós estamos aqui para te ajudar 🙂
Neste artigo vamos falar de alguns modelos de pranchas, de forma a que possas escolher o melhor para o teu nível de surf e para as condições do mar onde costumas surfar.
Shortboard
Este é o tipo de prancha mais comum: têm o design mais evoluído e são as pranchas mais versáteis que existem. Funcionam em várias condições de mar e são muito facilmente manobráveis. É um tipo de prancha mais técnico, o que leva a que o surfista tenha que ter um nível de surf médio/avançado para conseguir utilizá-la.
Retro
As pranchas Retro são pranchas inspiradas nas pranchas dos anos 70/80. Podem ser single fin (uma quilha), twin fin (duas quilhas), thruster (3 quilhas) ou quad (quatro quilhas). Normalmente apresentam um tail fish e têm melhor desempenho em ondas pequenas/médias, pouco tubulares.
Gun
As pranchas Gun são pranchas grandes, normalmente com um tail “Round Pin”, o que as torna bicudas no nose e no tail. São pranchas usadas para ondas grandes.
Tow-in
São pranchas idealizadas para o surfista apanhar ondas rebocado por uma mota de água. Os “footstraps” fazem parte deste tipo de prancha para que o surfista tenha os pés agarrados e assim tenha maior controle da prancha e mais estabilidade nas ondas grandes.
Este tipo de prancha só funciona se houver uma mota de água a rebocar o surfista.
Malibu
As Malibu são pranchas grandes, com o nose da prancha redondo. Estas pranchas permitem fazer algumas manobras idênticas às das Shortboards e outras mais semelhantes com as manobras das Longboard. Este tipo de prancha é uma excelente opção para surfistas que estão a fazer a transição de Softboards para Shortboards. Surfistas mais experientes também costumam gostar muito destas pranchas em dias de ondas pequenas ou com pouca força, uma vez que as características das Malibu as tornam pranchas muito divertidas.
Longboard
Um Longboard é uma prancha grande, com o nose redondo, inspirada nas primeiras pranchas feitas com troncos de madeira. Este tipo de prancha é muito usado em ondas pequenas/médias e permite manobras mais conservadoras (diferentes das realizadas em Shortboards), tais como o Hang Ten ou o Hang Five. Num Longboard é possível andar literalmente em cima da prancha – a clássica manobra Walking on the board!
Softboard
As Softboard são pranchas de iniciação, com bastante flutuação e revestidas com uma camada de espuma macia, que dá uma segurança maior a quem inicia a modalidade. Há vários tamanhos para que possam ser utilizadas por todo o tipo de pessoas, desde as mais baixas às mais altas, desde as mais atléticas às menos desportistas.
Nas aulas da DUDE utilizamos Softboards que variam em comprimentos desde 5’8 a 8’6. Com o mesmo comprimento, existem pranchas de espessuras diferentes, o que vai influenciar a litragem da prancha: pranchas mais espessas têm mais litragem, flutuam mais e são mais estáveis, facilitando o processo de aprendizagem.
Para além das Softboards, temos algumas Malibu na escola, para que os alunos de nível intermédio possam continuar a evoluir.
Caso tenha ficado alguma dúvida ou queiras ajuda para escolher a tua prancha, podes falar connosco no facebook ou instagram!
Pronto para começar as aulas de surf?
🏄🏻♀️🏄